Até quando essa bagunça vai continuar?

Até quando essa bagunça vai continuar?Por Sarnelli

A Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador ( Transalvador ) anunciou alterações na circulação e estacionamento de veículos nos bairros Ondina e Barra, no sábado (12), das 8h às 24h, devido à realização da “Marcha Para Jesus”, promovida pela Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil.

Felizmente, até onde averiguamos, no período da manhã , não houve a interdição da Av.Adhemar de Barros, muito menos a da Av. Oceânica. Um dos nossos colaboradores fez o trajeto Rio Vermelho, Av. Centenário pela Av. Oceânica totalmente liberada às 9 h da manhã. Voltou pela mesma via, tendo subido num ônibus do ponto do Shopping Barra e entrado a citada avenida bem ali na sinaleira que ficam em frente ao Morro do Cristo. Não aconteceu nada do que foi anunciado! O evento, na verdade, somente aconteceu no período da tarde.
Será que dá para entender? Como se anuncia modificações tão drásticas e, em um período e de repente, nada acontece. Ainda bem que os transtornos gerados com a “Marcha”, aconteceram das 14h até a meia-noite. Mas tudo isto dá para pensar de que maneira descuidada são feitas as coisas por aqui...
Há poucos dias, justamente no horário de pico ( 19 horas ) de um dia de semana, a Transalvador deu cobertura à uma procissão no Rio Vermelho , ocasionando um senhor engarrafamento. No último dia 25, interditou a Oceânica para uma corrida.

No domingo, seis de dezembro, a Prefeitura , disponibilizou a área do estacionamento da Praça do SOL, bem em frente ao Instituto de Reabilitação para uma empresa demonstrar o seu produto, um veículo chamado Spyder , nada mais que um triciclo motorizado que custa a bagatela de 74 mil reais . Nesse dia os banhistas , tiveram que se virar para encontrar estacionamento em outros locais ou, simplesmente, desistirem do banho de bar.

Será que a Prefeitura ainda não percebeu que Salvador não comporta mais certas manifestações de rua ? Não somos, contra as manifestações, muito menos as religiosas, que respeitamos, o problema é que não se pode despir um santo para vestir outro. Prejudicar toda a população para dar espaço a apenas a um grupo que quer elevar a sua voz. Que se encontrem locais adequados a cada tipo de manifestação. Outra coisa que tem que terminar, é a ocupação da Barra pelo que um bom amigo meu chama de “muvuqueiros” Aqueles palcos gigantes em frente ao Farol da Barra são uma aberração e um suplício para os moradores do bairro de IPTU mais caro da cidade.

É preciso mudar o conceito das coisas. Como tudo muda o tempo todo, os gestores da cidade precisam usar a cabeça e não podem e não devem se esquecer que Salvador já deve estar com uma população acima dos 3 milhões de almas. Não é uma cidadezinha do interior...
Tópicos:

Postar um comentário

15 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Carta aberta para quem se importa com a Barra!

    Recebi com alegria a lista de reivindicações elaborada pelo SOS-Barra.

    No próximo encontro, no dia 15/12/09, Terca-Feira, 19hrs. na sala de reuniões do Ed. Yacht Privilege, Ld. da Barra (La Lupa),
    entre outros assuntos serão discutidas as prioridades das ações para salvar a Barra.

    Estudando a lista das medidas a serem tomadas para salvar lindo bairro da Barra, verifiquei que há ações que implicam investimentos, demandam dinheiro, outras não, ou muito pouco. Penso que devemos começar por essas!
    Começando com ações listadas pelo SOS-Barra que custam nada, ou quase nada, em pouco tempo veremos uma melhora significativa na Barra e até nos Bairros vizinhos.

    - combater a desordem pública.
    É possível que seja necessária a criação de uma lei municipal que autorize e determine que qualquer servidor público,
    fardado ou não, coiba quaisquer atos de desordem pública, admoestando e multando sujeitos que jogam lixo no chão,
    que urinam pelas esquinas, que passeiam com cães tipo pit-bull sem focinheira, não recolhendo as fezes do "totô", que
    abrem o porta-malas do automóvel para emitindo som excessivamente amplificado, que utilizam espaço público de
    forma desordenada...

    - instalar lixeiras em pontos estratégicos como esquinas de ruas, pontos de ônibus e orelhões.
    Tão logo o transeunte perceber que na próxima esquina tem uma lixeira, ele deixa de jogar os copinhos, as latinhas,
    os papeluchos no chão, depositando-os na lixeira... senão... MULTA!

    - Fiscalizar o manejo do lixo das praias. Não permitir sua colocação junto à balaustrada.

    - Voltar a recolher o lixo da orla da Barra depois da meia noite, quando os restaurantes e bares estiverem fechados.
    Atualmente e há uns 5 meses, o caminhão da VEGA passa entre 21:30 e 22:00h com clientes jantando, tendo que
    sentir o fedor do lixo sendo triturado a mais de 90 decibéis e a menos de 10 metros das mesas dos restaurantes.

    Essas medidas iniciais não custam quase nada, não dependem de licitações para a compra de lixeiras mais adequadas,
    constução de sanitáraios públicos... Passos seguintes na luta por uma cidade melhor.
    Por falar em sanitários públicos...
    Imaginei uma pequena construção premoldada. Uma simbiose entre sanitário público e quiosque. No nivel da rua a
    venda de mercadorias e logo abaixo no subsolo o sanitário com ou sem chuveiro. Uma escada na parte de trás do
    quiosque leva até o banheiro público que é mantido pelo comerciante que poderá explorar o quiosque, sendo obrigado
    a dar manutenção e cuidar da limpeza do sanitário... senão... multa e perda da concessão do ponto comercial.

    Antes de tudo porém ORDEM!
    Sem ordem pública, a Barra jamais deixará de ser um bairro sem lei, um sinônimo de bagunça, baderna..

    Esses pensamentos são resultado de 24 horas por dia vivendo nas ruas da Barra, na taverna até de madrugada, mas também
    de conversas com pessoas como o saudoso Álvaro Reis, o Piazza da UNIBARRA e mais recentemente com intregrantes da AMABARRA.
    Por falar em AMABARRA... A minha paciência e o meu apoio têm prazo de validade.
    No caso da atual diretoria executiva da AMABARRA, a minha paciência já acabou.

    Porto da Barra 13 de dezembro de 2009

    Reinhard Lackinger
    p.s. Não esquecer a reunião do SOS-Barra na próxima terça feira!

    ResponderExcluir
  2. senti na pele os desmandos da prefeitura, moro na barra e ontem ate meia noite tinha tumulto nas ruas do bairro, acho como vc, que deveriam os senhores gestores ter outa opção, a Barra esta cansada de ser palco de todos eventos, afinal em salvador só existe a Barra? e os outros lugares ? nosso bairro é uma degradação só por causa do péssimo planejamento,afinal de contas salvador vai alem de carnaval e pagode, tem historia e seus atrativos estas sendo vilipendiado por estes ignorantes de paletó e gravata; bjs valéria

    ResponderExcluir
  3. Caro fratello, sempre que posso, me manifesto em favor da Barra . Os nossos gestores, perderam o compasso!No dia da manifestação, não consegui sair do Rio Vermelho. Um absurdo, não ?

    ResponderExcluir
  4. É preciso realmente encontrar locais apropriados para esses eventos.Sábado e domingo as pessoas também precisam se locomover.Durante todo a semana os engarrafamentos atormentam o trabalhador, no dia de lazer a situação fica ainda pior. Assim não dá!

    ResponderExcluir
  5. Vai continar até quando vocês continuarem elegendo governantes como esses. Hoje pela manhã inclusive estava ouvindo uma rádio ai de Salvador e tinha um cidadão dizendo que o prefeito de vocês é muito bem avaliado pela população.Estão reclamando de que?Á cidade é uma festa só, eu acho que todo mundo por ai está numa boa.

    ResponderExcluir
  6. MARIVALDO

    MÍDIA = CAIXA DE RESSONÂNCIA DA BURGUESIA

    Também ouço algumas rádios ai do Rio de Janeiro...e apesar do crime organizado...não ouço ações preventivas, só reativas.

    É o resultado da inércia de uma nação multiplicado pela ganância elevado décima potência da falta de moral e ética.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Marivaldo,

    Os assuntos são sérios e nao cabe ironia em uma situaçao dessas.Mesmo que um de nós tenhamos votado e ha de ser respeitado o voto certo ou errado,voce sabe como é politico no Brasil e como nos enganam.Alem do mais,nenhuma outra grande cidade do Brasil,inclusive o Rio,está livre disse,que o diga o antigó prefeito maluquinho Cesar Maia.
    Quanto aos demais comentarios,apóio inteiramente na condiçao de morador da Barra e utilizo meus blogs para conscientizar a populaçao a se proteger dos desmandos da gestao publica,principalmente a TRANSALVADOR,nome que substitui a SET,que ao contrario do que diz a sigla,NAO EXISTE ENGENHARIA DE TRÁFEGO em Salvador e falo na condiçao de profissional da area e para agravar,nossa poupulaçao é muito mal educada,como em varias capitais do país(SP,RJ,BH,etc).

    ResponderExcluir
  8. Pau neles
    Nem tudo está perdido. Quebraram a cara do Silvio Berlusconi, o premier italiano. O que isso tem a ver com o Rio Vermelho? Talvez nada. Só a satisfação de ver um representante da classe polítca do nível dele, receber uma chapuletada pelo menos uma vez na vida. Ah se esse exemplo fosse seguido por aqui...

    ResponderExcluir
  9. Sonhemoes então ...se sonharmos juntos vira realidade, já dizia o profeta Raulzito.

    E o que mais me espanta é a explicação, um doente mental?

    Provavelmente uma vítima das atrocidades cometidas por mais este "coronel".
    Será que ele não é o esposo da policial que foi humilhada por este animal. Relembrem:

    http://www.youtube.com/watch?v=W3k9pMtrccQ

    E a repulsa da caixa de ressonância sobre tal atitude? Um absurdo.
    Esta moda tem que pegar mesmo. É o que penso.

    E só para reforçar, que belo nocaute hein?? Dois dentes a menos.

    http://www.youtube.com/watch?v=E4s_hRMib30

    ResponderExcluir
  10. Esqueci o game:

    http://www.berlusconi-game.com/

    Pratiquem

    ResponderExcluir
  11. Poxa, faço um elogio à cidade e vocês querem me crucificar? Não entendi nada.

    ResponderExcluir
  12. Marivaldo ,
    considero o seu comentário totalmente fora da realidade e uma brincadeira em momento inadequado. Gestores com pouca coisa dentro da cabeça os há em todo Brasil. O Senhor está mal informado. Salvador, inteirinha não é uma festa. Os cidadões soteropolitanos, o povo vota mal. O atual prefeito, veja só, foi reeleito e a sua segunda gestão, embora a sua primeira não tenha sido maravilhosa, está sendo um fracasso. Se o Senhor ouviu uma pessoa fazendo uma boa avaliação do prefeito,não quer dizer que deva considerar que toda a população pensa o mesmo. Políticos são políticos e, por profissão, enganadores e mentirosos, ressalvadas as honrosas e raras excessões . Temos bons exemplos ! Em Salvador, no Rio , em S.Paulo, no Ceará, em qualquer lugar do país. o povo vota , com a esperança de que alguma coisa de bom aconteça, mas sempre comete o mesmo engano. Vota na pessoa errada...Prefeitos ? Vamos ter que engolí-los por mais de dois anos, até que possamos substituí-los . Sorte de quem acertou num bom prefeito , de quem não perdeu o seu voto, elegendo pessoa certa , coisa, aliás, muito rara. Azar o nosso que estamos perdendo quatro anos.Por isto, estamos usando os nossos blogs para batalhar e botar a boca no trombone.
    Agora, com referência à sua alusão de que estamos bem por aqui , que tudo é festa, é preciso que saiba que festas, são produtos que a terra vende para para o Brasil inteiro e para o mundo, como podemos comprovar, já a partir de agora, que a cidade já está cheia de turistas, falando línguas diferentes : espanhol, italiano. Inglês, francês , alemão... As festas são um produto " made in Bahia" que dão trabalho à muita gente . Ninguém está sambando pelas ruas....A Bahia está trabalhando , Sr.; Marivaldo, sob uma temperatura de 32/34°.
    Pena mesmo , é que cancelei o meu projeto de ir ao Rio dar uma subida ao Pão de Açucar , ir ao Cristo Redentor , com medo da violência e de uma eventual bala extraviada sem endereço certo...

    Aqui também há violência e balas perdidas, tudo importado..
    ----------------------------------

    Nota : este comentário ou melhor, este texto, estava pronto antes de eu ler a sua manifestação lamentando a reação que conseguiu da turma de Salvador. Infelizmente, Sr. Marivaldo, o Senhor não foi mais esclarecedor no seu texto. A interpretação que todos demos foi a de que o que estava acontecendo era o que nós merecíamos e, então, estávamos reclamando de que ? Estas últimas são palavras suas !

    Lamento o mal entendido . Uma coisa que conforta, é saber que o Blog do Rio Vermelho vai longe e que há pessoas interessadas nele. Espero que este pequeno acidente de percurso esteja convenientemente esclarecido.

    ResponderExcluir
  13. Ainda estou sem entender essa revolta, nem parece que moram em Salvador!Carnaval estarei por ai, espero encontra-los pulando atrás do trio, é bom para espantar esse péssimo humor.Estou encerrando minha participação.Fui

    ResponderExcluir
  14. Esse assunto levantado pelo Blog é da maior importância e começa a despertar a atenção de outras midas.Hoje pela manhã, na Band FM, Pastore que comanda o programa a partir das 8h, fez um comentário exatamente nessa linha de que a cidade não comporta tantos eventos dessa natureza na orla, tumultuando o já complicado transito da cidade, inclusive lembrou dos transtornos que devem ocorrer no próximo ano com as carreatas dos candidatos a governador, presidente, deputados e senadores. Portanto, trata-se de um assunto de interesse da população que precisa ser discutido com toda a sua complexidade. É preciso buscar locais onde esses eventos possam ser realizados sem interferir na vida da cidade.

    ResponderExcluir
  15. Marivaldo, eu também estou indo..., e o assunto, para mim , encerrou. Não voltarei a ele, em hipótese alguma, mas quero esclarecer que não há revolta . Considere tudo um diálogo no qual todos falando português, não chegam a se entender... Receba o meu Bom Natal, tenha um Bom Fim de Ano , apareça quando quiser e não deixe de marcar logo a sua passagem para não perder o carnaval da Bahia, a maior festa de rua do mundo, televisionada para todo o planeta ! Certamente, não nos encontraremos atrás de um trio elétrico, face às limitações da minha idade...
    Fuuiii...

    ResponderExcluir