ROMARIA DE SÃO LÁZARO II

Mais uma tradição preservada pela força da fé do povo
 (
foto/ BlogRV)
Hoje(30) - último domingo de Novembro - mais uma tradição foi cumprida pelas ruas do Rio Vermelho, com a romaria em louvor a São Lázaro. Essa festa já se realiza há muitos anos pela comunidade do Engenho Velho da Federação. São centenas de pessoas, homens, mulheres e crianças, vestidas de branco conduzindo as imagens de São Lazara e Nossa Senhora. As crianças também integram o cortejo, com trajes de anjos ou de frade beneditino.

A romaria sai do Engenho Velho com destino à Igreja de São Lázaro e depois de rezada a missa retorna ao local de origem. No ano passado a romaria que retornava descendo a Ondina, seguindo pela Avenida. Oceânica e subindo a Rua Almirante Barroso em direção ao São Gonçalo,teve seu trajeto alterado provocando protestos de muitos moradores já habituados a reverenciar o santo da porta de suas residências. Este ano a procissão voltou a fazer o percurso de origem, sinal de que o protesto surtiu efeito.

(Com informações de Pino, antigo morador do bairro e uma das pessoas mais empenhadas na preservação das tradições do Rio Vermelho a quem este Blog a gradece a constante colaboração).

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Não conhecia essa romaria, confesso que fiquei emocionada com as fotos. Parabéns ao Blog por trazer tantas informações interessantes sobre o nosso bairro.

    Analice Costa

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, mas o sucesso do Blog depende da participação dos moradores, mandem suas informações, observem o que acontece em cada rua, cada esquina e vamos divulgar.

    ResponderExcluir