Mulheres contam a história do Rio Vermelho

Um dos bairros mais populares de Salvador retratado pelo olhar de suas moradoras. Este será o tema do projeto “Mulheres do Rio Vermelho em debate” que acontece na sexta-feira (06), às 15h, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. Conduzido pela historiadora Simone Pinho, o debate contará ainda com a participação de antigas e atuais moradoras do bairro.
Parte da história do bairro do Rio Vermelho pode ser conhecida através dos relatos das experiências e vivências dessas mulheres que presenciaram não só as mudanças ocorridas na região como também fizeram parte dela”, destaca Simone Pinho. Licenciada em História pela UFBA, Pinho participou, durante a década de 80, do projeto “História dos bairros de Salvador”, iniciativa que visava reconstruir e preservar a memória de alguns bairros soteropolitanos, como o Rio Vermelho, a partir do depoimento oral de vários moradores.
“A história oral permite que se democratize o conhecimento na medida em que possibilita que visões de diversos segmentos populares façam parte da reconstrução da história e não somente a visão de um historiador ou de uma autoridade política, por exemplo,”, ressalta a historiadora. O projeto “Mulheres do Rio Vermelho em debate” homenageia também o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.( informa o site www.comunicacao.ba.gov.br )

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.