E a educação como é que fica?

A Escola Osvaldo Cruz faz muito tempo é uma das melhores avaliadas na Prefeitura. Destinada as crianças da pré-escola tem um trabalho reconhecido não apenas no Rio Vermelho, mas em toda a rede municipal, nem por isso teve a atenção necessária. Sem manutenção chegou ao ponto que chegou e agora será demolida para a construção de um novo prédio, que vai ficar pronto Deus sabe quando. Enquanto isso as crianças, em regime de revezamento, são atendidas na igreja, em um ambiente sem as mínimas condições para se desenvolver um trabalho pedagógico minimamente aceitável. Esse é o retrato fiel da importância que se da à educação tanto no município como no estado e é isso que faz com que a Bahia figure sempre nas piores estáticas quando se avalia o item educação. Prioridade para a educação somente no discurso demagógico dos políticos. Mas nada disso importa, afinal, em 2014 a Copa do Mundo será realizada no Brasil, vem dinheiro a rodo e todos os problemas serão resolvidos e em coro, todos juntos vamos cantar: A taça do mundo é nossa.
.
Tópicos:

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Bem, agora que já temos a certeza de que Salvador será uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014 , vamos ver como as coisas acontecerão por aqui , É preciso preparar a cidade para o evento tão esperado e desejado . É hora de começar a trabalhar porque o tempo escorre através dos dias, semanas e meses... e haverá muito o que fazer. A perspectiva é boa, porque , havendo muito trabalho a ser realizado , será necessária muita mão de obra, o que significa empregos , dinheiro circulando , comércio em movimento , que é mesmo o que precisamos nesta época dita de crise. Viveremos alguns anos na ilusão da Copa e estaremos quase que anestesiados pela idéia incentivadora e até maravilhosa ! A Copa, acontecerá aqui também , já está decidido ! Mas nós temos um vício crônico !
    O meu receio , é que , agora, as nossas autoridades se encantem com a idéia e só pensem em 2014, deixando todo o resto para trás. Muita coisa terá que ser feita, mas outras tantas terão que ser mantidas e conservadas porque a vida vai continuar e, talvez, até mesmo, mais agitada.
    O que me apavora é como pensam e agem os gestores da nossa cidade que, entre todos os responsáveis, parecem músicos de uma sinfônica desafinada , como uma PRK30 , para quem se lembra dela. Pensando no que terão que fazer, deixarão de lado o que já temos e que já está se deteriorando com o tempo, e outros serviços vitais e importantes na vida da população , que, simplesmente, não funcionam. Um pequeno exemplo, é o caso da escola. “ Osvaldo Cruz “ no Rio Vermelho , cujos alunos estão recebendo aulas em turnos, na Igreja de Santana , porque ela, exatamente por falta de manutenção, vai ser demolida e construída outra no mesmo local. É aí que o Blog do Rio Vermelho, pergunta: E a educação, como é que fica ?. Não bastasse este exemplo, posso citar o do Estadio Otavio Mangabeira, mais conhecido por Fonte Nova . Todos nós sabemos que os governos do Estado e do Município, não se entendem com relação a 12 postos de saúde que estão prontinhos para funcionar mas que não entram em atividade por desavenças políticas, enquanto o povo necessita de saúde... A Dengue está aí devastando...Muitas escolas estão inativas, porque mal construídas...e, claro, milhares de aklunos sem educação.

    São casos como estes que me preocupam. É preciso usar a cabeça, unir esforços, deixar de lado interesses políticos-partidários, esquecer um pouco as ambições de alguns candidatos às eleições de 2010 e trabalhar pela cidade mantendo-a e melhorando-a enquanto se espera pelos grandes dias. Salvador é uma cidade linda, uma jóia , que precisa ser cuidada e conservada . Por causa da copa, minha gente, não vamos esquecer que ainda teremos quase cinco anos pela frente e que a vida continua ... e o que for realizado , que o seja para durar muitos e muitos anos , que seja um saldo positivo em favor da cidade. Nada de atrasar obras e depois trabalhar a toque de caixa... . Ah, sim . Até lá, o nosso metrôzinho de cerca de 6 quilômetros sai mesmo , ou vai ser usado politicamente em 2010 ?
    Antes que eu me esqueça , naquele terminal de ônibus da linha Praça da Sé , será que vão dar um jeito no mictório a céu aberto e fazer uma coisa decente ? Aliás, as próprias empresas que operam no local poderiam dar esta contribuição à cidade ! Fica horrível, o turista ver uma coisa como aquela em qualquer cidade, mormente em Salvador , não é mesmo ? E que seja logo , pois é inadmissível que aquilo aconteça numa cidade como a nossa , ainda em respeito à própria população . Afinal, somos ou não somos uma cidade civilizada ?

    ResponderExcluir
  2. Fazendo um aditivo ao meu comentário acima, eu me esqueci de citar o caso da Estação da Lapa que, segundo diz a imprensa , está carente de uma manutenção urgente por apresentar perigo para a população , podendo causar um acidente a qualquer momento ! Vai ficar sem manutenção até o ponto em que seja necessário demolí-la e construir outra ?

    ResponderExcluir