Sos Rio Vermelho

Publicado na Coluna Tempo Presente de hoje, Jornal A Tarde, www.atarde.com.br
As equipes do Programa Salvador Cidadania, a boa iniciativa criada pela parceria entre prefeitura, Fundação José Silveira e Ministério Público (voltada para o atendimento dos moradores de rua), poderiam dar uma passada na Praia de Santana, no Rio Vermelho, talvez uma das mais conhecidas da cidade por ser o local da Festa de Iemanjá. É que, passado o burburinho do 2 de Fevereiro, a praia, no restante do ano, vira uma favela onde moram cerca de 30 pessoas sob carcaças de barcos instalados na areia. Entre esse grupo há muitas crianças e todos vivem nas piores condições possíveis de higiene, pois aos poucos a praia vai se transformando num lixão com a proliferação de ratos.
Os moradores do bairro esperavam uma providência das autoridades da cidade para resolver a situação de degradação da praia em 2009, quando se comemora os 500 anos do suposto aparecimento, no Rio Vermelho, do náufrago Diogo Álvares, o Caramuru, mas a única coisa feita até o momento foi uma sessão especial alusiva à data na CâmaraMunicipal. Outro ponto degradado do bairro é a Praia daMariquita, onde Caramuru teria chegado. Naquela área, o Mercado de Peixe é reflexo do abandono, com boxes, que deveriam ser de vendagem de peixe, transformados em botecos e com instalações precárias e higiene idem. Reformas já foram prometidas, mas parecem esbarrar na força de alguns vereadores que apadrinham os comerciantes do velho mercado e conseguem manter a situação atual.
Buracolândia
Buracos nas pistas e calçadas danificadas também são cenário comum no Rio Vermelho.
Contudo, pelo menos disso os moradores daquele bairro boêmio não podem se queixar de serem privilegiados, já que a buracolândia parece ter se espalhado por toda a cidade, sobretudo após as últimas chuvas.

Postar um comentário

14 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Excelente sugestão essa publicada pelo Jornal A Tarde.Está mais do que na hora de Prefeitura e Estado se unirem em benefício da cidade.No caso especifico dessa praia, por exemplo, se faz necessária ações na área social e repressiva.Também a Colônia de Pesca, precisa desempenhar melhor sua função, definir se está a serviço dos pescadores, ou para abrigar a marginalidade que se concentra na área, e que só faz prejudicar os que vivem da pesca e trabalham duro.Já está mais do que na hora de mandar retirar da areia os barcos que não são utilizados para a pesca, isso ajudara muito.

    ResponderExcluir
  2. Nos últimos tempos o Rio Vermelho só aparece nos jornais pela desgraceira e bebedeira.Triste destino do ex-bairro dos artistas. Por falar em artistas, qual foi o destino dado à Casa de Jorge Amado?

    ResponderExcluir
  3. Desculpem, exclui os comentários anteriores por erro de digitação, mas quero dizer que causa indignação o descaso do poder público. Já passou da hora faz tempo de se fazer algo pelo bairro, tanto pelas pessoas que vivem aqui, principalmente, como pelos visitantes. O Rio Vermelho, tem história, beleza, charme e boa infra, mas tem buracos de sobra, sujeira de sobra nas ruas e praias e muitos outros problemas denunciados diariamente no blog. O que será preciso fazer para chamar atenção dos governantes?

    ResponderExcluir
  4. O comentário acima foi excluído porque alguém de má fé usou indevidamente e de forma irresponsável o nome de outra pessoa, uma atitude lamentável que esse blog não concorda e repudia com veemência. Isso aqui não é brincadeira, estamos propondo um debate sério sobre o bairro e não vamos aceitar esse tipo de molecagem.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente o Rio Vermelho sempre teve uma ponte onde os governantes passam sempre por cima. Imbassahy passou oito anos e não fez nada de relevante pelo bairro (dizem que o motivo foi por ele achar que o bairro é reduto petista). A praia de Santana necessita de mudanças, a Prefeitura deveria primeiro limpar tudo, deixar somente os barcos cadastrados na Z-1, eliminar os barcos clandestinos, melhorar a iluminação, aumentar o calçadão (muito estreito) e fazer uma parceria com a Z-1 no intuito de fiscalizar e colocar seguranças. É a única forma de eliminar e afugentar os trombadinhas que ali se encontram! E outra: fazer o mesmo procedimento com a Paciência e Mariquita. Acredito que João Henrique cumpra a palavra e construa o Memorial Caramuru.

    ResponderExcluir
  6. Se não jogar duro vira bagunça mesmo Senhora Carmela.
    E como nossa Prefeitura não joga duro com os absurdos perpetrados na cidade, notadamente no Rio Vermelho, hoje vemos o resultado de sua omissão.
    Continuemos denunciando... um dia eles ouvirão, nem que seja de dois em dois anos.
    2010 vem ai.

    ResponderExcluir
  7. Depois vai aparecer um secretario falando que não sabia dessa situação , que não existe isso e pedindo o local para verificar. Esse blog não pode parar de falar dessa situação degradante, essa é a unica forma de manter o tema em debate. O rio vermelho realmente pede socorro !

    ResponderExcluir
  8. Sempre passou uma ponte sobre o Rio Vermelho, onde os governantes passam por cima e nada fazem pelo bairro. Imbassahy passou oito anos e nada fez de relevante pelo RV! (dizem que o motivo seria por ele e o PFL acharem o RV um reduto petista). A praia de Santana - cartão postal de Salvador - merece uma grande atenção: primeiro fazer a limpa e retirar os barcos clandestinos e deixar somente os registrados pela Z-1; aumentar o calçadão que é muito estreito; implantar uma nova iluminação pq a area à noite é muito escura; retirar os trombadinhas que por ali perambulam. Na minha opinião para sanar os problemas dos trombadinhas e moradores de rua, em primeiro lugar deve haver uma parceria da Colônia Z-1 com a prefeitura e efetivar uma fiscalização intensa e colocar pelo menos um ou dois seguranças/vigilantes na área. Mas o principal é retirar os penetras que se passam por pescadores.

    Obs. Aos senhores RAC e POK (que devem ser a mesma pessoa): Se os mesmos não possuem argumentos suficientes para debater, sugiro procurarem um blog de moleques, ao invés de ficarem postando mensagens falsas com meu nome. Estou incomodando Vossas Senhorias??

    ResponderExcluir
  9. O Blog recebeu três mensagens assinadas por Ubaldo Neto com sugestões bastante interessantes, mas como o nome dele já foi usado indevidamente, agora estou em dúvida se é ele mesmo ao alguém interessado em criar intrigas, por essa razão não foram publicadas. Como já disse anteriormente esse blog tem o objetivo de discutir o bairro e não alimentar questiúnculas pessoais. Quem tiver esse tipo de querela que busque outras formar de resolver não usem o blog para isso, pois não encontrarão guarida.

    ResponderExcluir
  10. Carmela, essas três últimas mensagens assinadas como Ubaldo Neto, fui eu quem mandei: A pessoa que assinou por mim ontem assinou da seguinte forma: "Ubaldo Neto Fake". Apesar da dúvida, pode postar minhas mensagens, se por acaso não for eu eu informo pra você de imediato!

    ResponderExcluir
  11. Que coisa feia, usar o nome de outra pessoa só para criar intriga.É por essas e outras que esse pais está assim, nesses pequenos gestos é que percebemos a indole das pessoas.Um blog como esse que não tem interesse comercial e nem político, que foi pensando para ajudar o bairro, passar por um constrangimento desses. A mesma pessoa que usou essa fraude, deve ficar por ai criticando os politicos.Como se pode ver os politicos são reflexo da sociedade, onde tem de tudo.

    ResponderExcluir
  12. Só vejo estas acusações fundadas simplesmente em especulações.
    Como pode acudar-me de utilizar seu nome?
    Sou categórico em afirmar que não partiu de mim tais comentários.
    Já sobre o senhor POK (assim, porque é assim que ele se apresenta), não posso falar.
    Se eu fosse o senhor, só acusaria com provas.
    Eu aqui me apresento como rac e assim o senhor deveria se referir.
    Confesso que foi uma surpresa(ontem seu post não tinha esta obs.) e esclareço a todos, mais umas vez, que discordo sim de seu memorial para um naufrago, tanto quanto, discordo desta atitude criminosa, digna de um moleque.
    Reafirmo minha posição em comentário no post: "Prefeitura garante que Rio Vermelho passará por reforma", que postei até antes deste.
    E por favor mantenha o respeito por que de molequeira já estamos cansados e o Rio Vermelho já viu isto por 10 anos.
    Acredito que os leitores aqui estão percebendo muito facilmente que é o incomodado aqui.

    ResponderExcluir
  13. Ubaldo Neto

    NOssa discussão é muito improdutiva e péssima para a imagem do blog.
    Jamais usei seu nome aqui ou em qualquer lugar. São meras palavras jogadas ao vento.
    Continuarei acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  14. Eu não tenho nada com isso, mas acho mesmo essa discussão paralela de dois ou três colaboradores trocando farpas bem bizzara. Acho que o Blog ajuda muito no envolvimento das pessoas nas questões do bairro, mas daiqui prá frente vou acompanhar sem me manifestar, esse bate não está com nada.

    ResponderExcluir