Informe sobre segurança no bairro

Informe sobre segurança no bairroPino está participando das reuniões do Conselho Comunitário de Segurança e socializando as informações por meio do blog, o que é uma atitude louvável, principalmente em um bairro onde a participação popular deixa muito a desejar. Segue abaixo relatório da última reunião.

No último dia 25, terça-feira, aconteceu uma reunião entre o Cel PM Cláudio Brandão, Diretor do Dep. De Modernização Tecnológica da PM e diversas lideranças do Rio Vermelho para tratar de problemas de segurança do bairro. Estiveram presentes Pe. Ângelo da Paróquia de Santana, Eng. José Roberto Casqueiro, Administrador Regional da SIGA VII, Sr. Manoel Sobrinho da AMARV, Marcos S. Souza da Colônia Z-1, o Sr. Luiz Fernando e as Sras. Eloysa e Sônia, do Conselho Comunitário de Segurança. Participaram também o Ten. Cel PM Josafá e o Major PM Pacheco.

O objetivo principal da reunião era conseguir os equipamentos necessários para a instalação do Centro Digital da Cidadania (CDC) (um projeto desenvolvido pelo Conselho e que visa dar cursos de informática e oportunidade de acesso digital a jovens carentes), mas aproveitou-se a oportunidade para falar de outros problemas referentes à segurança do bairro.O Coronel deu a notícia que todo o material necessário à instalação do Centro deverá chegar nos próximos 30 dias, o que deixou o pessoal do Conselho bastante satisfeito e emocionado.Solicitou-se a instalação de câmeras de vídeo-vigilância no bairro. 

O Coronel Brandão prometeu empenhar-se para conseguir pelo menos 3 para montar um embrião do sistema , ficando as entidades de trabalhar para obter a adesão do comércio, bancos, faculdades, etc. a fim de compor um sistema completo. 

Segundo Marcos da Z-1 a principal virtude das câmeras será oferecer provas para que a PM possa prender os traficantes que fazem ponto no bairro. O Coronel informou também que estão à disposição da Policia. Comunitária do bairro rádios comunicadores e celulares funcionais. 

Já o sr. Manoel da AMARV disse que existe um sistema com duas centrais instaladas, uma na 7ª DP e outra na 12ª CIPM e 10 aparelhos adquiridos por condomínios mas que estas centrais não estão funcionando adequadamente, tendo, inclusive, constatado certa vez, durante uma visita, que a instalada na PM estava fora de operação.

O coronel comunicou que nos próximos meses haverá reuniões por meio de vídeo-conferência para discutir o papel das Polícias Comunitárias e dos Conselhos achando ele que os Conselhos não estão cumprindo adequadamente seu papel que é o de ligação entre a polícia e comunidade.O major Pacheco deu algumas explicações sobre um novo projeto que denominou “Bases Comunitárias” e que poderia ser experimentado primeiramente no nosso bairro em virtude da 12ª CIPM ter um comandante que realmente professa os conceitos e ações da Polícia Comunitária e de termos um Conselho atuante.

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Sou estudante de Urbanismo da UNEB e estou fazendo meu TCC sobre Conselhos Comunitários em Salvador. Soube q o Conselho do Rio Vermelho está na ativa. Como faço para obter mais informações?

    ResponderExcluir