Corrigindo uma injustiça Cacau do Pandeiro

Corrigindo uma injustiça Cacau do Pandeiro
Corrigindo uma injustiça Cacau do Pandeiro
 Cacau do Padeiro completou 80 anos em fevereiro e vai ser homenageado pela Câmara de Vereadores, no próximo dia 9 de outubro, ás 19 horas, quando receberá a Medalha Zumbi dos Palmares, iniciativa do vereador Palhinha. O ato solene será no Plenário Cosme de Farias. Com a outorga dessa medalha a Câmara corrige uma injustiça que foi o pouco caso dado pelos órgãos oficiais responsáveis por promover a cultura do município e no estado, que deconheceram solenemente os 80 anos desse, que sem dúvida, é um dos maiores percussionistas do Brasil, reconhecido internacionalmente, e para nosso orgulho, é morador do Rio Vermelho mais precisamente da Vila Mattos, onde na década de 40 fundou o Bloco Lero-Lero que contina puxado todos os anos o Banho a Fantasia, mantendo vivia essa manifestação popular , praticamente extinta em Salvador .

 Quem é Cacau do Pandeiro

  Nascido em uma família de músicos no bairro do Rio Vermelho, Carlos Lázaro Cruz (Cacau) é considerado um dos grandes pandeirista da Bahia e do Brasil. Começou sua carreira de percussionista como pandeirista e em seguida baterista das orquestras de baile de clubes da Bahia entre as décadas de 40 a 70, quando se apresentou em clubes como o Tabaris, o Fantoches, o Cruz Vermelha, o Iate Clube, Palmeira da Barra. Amazonas , Unidos de Brotas, Português, entre outros.

 Sua primeira apresentação em orquestra Cuba Jazz, fundada pelo seu irmão, (já falecido) Belmiro. Com apresentação em vários clubes da Bahia.

 Participação no Carnaval de Salvador- Bloco Jacu, Barão da Barra e Deixa a Vida de Kelé ( quelé). Nos bailes públicos na Praça Municipal, e grandes bailes carnavalescos que aconteciam nos clubes sociais

 Foi músico da Rádio Sociedade da Bahia na Orquestra do Maestro Carlos Lacerda, também morador do Rio Vermelho. Acompanhou diversos artistas, entre eles Miltinho, Jair Rodrigues, Altemar Dutra Cauby Peixoto, Ângela Maria, Roberto Carlos, Jamelão. Foi um dos fundadores do grupo de choro "Os Ingênuos", um dos mais renomados do país.

 Em 1973 ajudou a fundar o Clube do Choro da Bahia. Acompanhou grandes intérpretes desse gênero musical como Abel Ferreira, Ademilde Fonseca, Altamiro Carrilho, Avena de Castro, Zé da Velha, Déo Rian, Waldir Azevedo, dentre outros

 Com “Os Ingênuos” participou de turnês por paises como: Argentina, Holanda, Israel, Estados Unidos, em projeto patrocinado pela Bahiatursa, como também na Alemanha para participar do "Eurotreff". Com esse grupo tem cinco discos gravados .

 Em 2002 fundou a orquestra de baile "Dande avec Moi".

 É homenageado pelo Programa Mestres Populares da Cultura da Fundação Gregório de Mattos por meio da realização de "Oficinas de Pandeiro com Mestre Cacau", Documentário de sua Vida e Obra, Vídeo-Aula da sua Arte-Saber. É membro do Clube do Choro da Bahia, onde atua como pandeirista. Cacau compôs o choro "Amadeu Comendo Água" em homenagem ao seu grande amigo Amadeu e a valsa "Sabor de Cacau".

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. TODOS NA CÂMARA MUNICIPAL DIA 9!
    Nada mais justo que os moradores do Rio Vermelho vão lá homengear nosso querido Cacau. Lembro-me de um episódio que aconteceu lá pelos idos de 1970 quando a festa do Rio Vermelho já tinha praticamente acabado. Estávamos à tarde na boate Casarão tomando umas cervejas quando aparece Cacau com o Lero-lero da Vila-Matos segurando a peteca e não deixando a festa acabar de vez. Aquilo terminou motivando a mim e a Gildásio para fazer o desfile do Bando Anunciador nos dois anos seguintes. O Bando Anunciador acabou mas o desfile do Lero-lero acontece atá hoje 2 domingos antes do carnaval, foi o que restou da festa do Rio Vermelho.

    ResponderExcluir
  2. Homenagem mais do que merecida a essa figura impar da música popular brasileira

    ResponderExcluir
  3. Ontem estive, juntamente com Gildásio, Bororó e Solange, na Câmara Municipal para assistir o recebimento da comenda Zumbi dos Palmares outorgada a Cacau. Foi uma bela festa com o plenário repleto de amigos do músico e de pessoasligadas à cultura popular. Após a solenidade houve a apresentação de um conjunto de choro com Cacau mostrando toda sua proverbial competência no manejo do pandeiro.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei devendo essa a Cacau, infelizmente não pude comparecer a essa justa homenagem.

    ResponderExcluir