Deixe o carro hoje em casa


Hoje é o dia mundial sem carro. No Rio de Janeiro o prefeito decidiu ir ao trabalho de bicicleta, por nossas bandas parece que o apelo não conseguiu sensibilizar muita gente tendo em vista que os engarrafamentos registrados no período da manhã, em vários trechos, inclusive no Rio Vermelho, se superaram. Faltou uma divulgação mais agressiva e envolvimentos dos órgãos públicos. Eu,como fez tempo que por opção deixei de ter carro, continuou andando a pé ou de buzão, até quando minhas pernas aguentarem. Enquanto isso alguns jovens como o psicólogo Lucas, prossegue em sua cruzada tentando convencer que a bicicleta é uma saída viável para reduzir o número de automóveis nas ruas. Hoje (22), às 10h ele fará  palestra sobre mobilidade urbana, a partir das 10h no Auditório Raimundo Perazzo, localizado na sede do plano de saúde dos servidores estaduais( Planserv) (Avenida ACM, Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Netto – 3º andar). O evento é aberto aos funcionários e ao público em geral e tem entrada gratuita. Mais informações acesse:






Postar um comentário

6 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Até que eu queria deixa o carro em casa mas com esse sistema de transporte é impossível.A pessoa sai às 8h e chega no destino às 10h.Ai o patrão não vai gostar.

    ResponderExcluir
  2. Mauricio:

    1) isso é um engodo: quanto menos carros nas ruas, mais rápido fica o sistema de transporte coletivo, inevitavelmente. Portanto dizer que nao pode deixar de usar carro porque o coletivo é lento é uma "profecia auto-realizada";

    2) vá de bike, que é muito mais rapido (e gostoso) do que carro. E nao sua.

    ResponderExcluir
  3. Carmela,

    Saiu no Tribuna de hoje, reportagem de pagina inteira, em capa de caderno. Dá uma olhada e se for o caso republica aí:

    http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=23793

    ResponderExcluir
  4. A Tribuna realmente deu um belo destaque a sua palestra. Gostei muito dos seus argumentos,parabéns

    ResponderExcluir
  5. Lucas, como você anda de bicicleta não deve ter muita idéia de como andam os onibus em Salvador, principalmente em alguns trechos como a cidade baixa.Estão sempre abarrotados de gente, imagine você se todo mundo que anda de carro resolver, mesmo que por um dia deixar o automóvel em casa e sair de ônibus, certamente viveremos um verdadeiro inferno.Salvador tem um sistema de transporte péssimo.É como diz o jornalista Alex “Alices, em que país vocês vivem”. Vamos observar nossa realidade.

    ResponderExcluir
  6. Fala-se de transporte coletivo péssimo em Salvador, mas não discutimos o porque deste sistema tão ruim.
    Só vai melhorar quando alguns mafiosos(isso mesmo, máfia) soteropolitanos que exploram o transporte público forem punidos por nossa justiça exemplarmente e afastando-os definitivamente de projetos públicos, sejam eles quais forem.
    Um dos exemplos é nosso centímetro, isso é uma afronta a moralidade e a competência da Justiça e da Promotoria de nosso Estado.
    Será que tá todo mundo comendo junto?
    É uma ótima idéia, a bicicleta como alternativa, mas discordo de alguns pontos por exemplo:
    1. não sua?
    2. E os assaltos?
    3. E a lei do mais forte?

    Lucas não ando de bike diariamente mas o pouco que ando percebo não só a beleza da nossa cidade mas quantas vezes nasci novamente.
    Uma vez ou outra costumo sair do Rio Vermelho e ir direto ao Aeroclube na Boca do Rio nos trechos do Rio Vermelho e da Amaralina que tenho que dividir a pista com carros e ônibus já passei algumas situações que se não estivesse atento seria atropelado por ônibus e outra vez uma carro particular literalmente me fechou, com raiva porque eu estava trafegando pela a pista da direita, atrasando a sua vida. Fui parar no chão mas só escoriações leve.
    Sua idéia é boa mas acho, ainda, um pouco distante de nossa realidade.

    ResponderExcluir