Telecentro da pesca

Essa notícia é especilamente para o pessoal da Colônia de Pesca Z1. Vocês precisam se articular para conseguir benefício para a colônia de vocês. Leiam a nota abaixo.
Com o objetivo de garantir o direito de acesso dos pescadores e pescadoras artesanais a novas tecnologias e proporcionar o acesso à inclusão digital básica, o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura na Bahia, Marcelino Galo, entregou na tarde desta terça-feira (08) a colônia de pescadores Z - 67 do subúrbio ferroviário, o Telecentro da Pesca Maré.Cada telecentro possui 10 computadores conectados diretamente à internet, 01 impressora jato de tinta, 01 projetor de imagem, 01 tela de projeção, 01 concentrador de comunicação switch e 01 câmera fotográfica digital.“A partir de agora o cidadão que trabalha na pesca vai poder interagir mais com a sociedade, pois a parte do tempo que ele não estiver no mar poderá estar conectado à internet, aumentando sua capacidade intelectual e consequentemente a possibilidade de empregabilidade”. Avalia Galo.A ação é uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aqüicultura, celebrada através de um termo de permissão de uso de bens móveis, com prazo de quatro anos podendo ser renovado dependendo da necessidade de cada comunidade e que beneficiará direta ou indiretamente cerca de 700 pescadores filiados a colônia.

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Sei que devemos fomentar a educação e a tecnologia.
    Mas fico aqui me perguntando:
    1- Será que nesta colonia beneficiada com tal equipamento existe saneamento?
    2- Tecnologia sem educação? Como aproveitar ao máximo?

    Aqui neste blog, tanto em matérias ou comentários existem relatos de que a falta de higiene é peculiar e é a regra. Computadores exigem um ambiente salubre.
    Sem querer ser pessimista, 4 anos é tempo suficiente para exigir manutenção; impressora jato de tinta? Quem terá que comprar a tinta e os pápeis?
    Tais equipamentos exigem ar-condicionado e consomem energia, será mais um gato ou a colônia paga sua conta de luz?
    Conheço muitos pescadores com informação e educação suficientes para utilizar estes recursos. Mas sabemos que a maioria é analfabeto ou analfabeto funcional.

    O que acho, é que estes recursos não serão utilizados adequadamente e ainda corre o risco de ser de uso fruto exclusivo de direção da colônia.
    Jà vi isto em outras classes trabalhadoras no interior do Estado, exemplo: lavoura. Presenciei que equipamentos com este intuito estavam trancados em salas a mais de dois anos e que a prefeitura local alegava falta de aporte federal, exemplo: mão de obra qualificada para operar e ensinar, sem esquecer a manutenção.
    Como estava trabalhando e o cliente era a Prefeitura em questão, preferi não questionar muito.

    Tenho uma certeza.

    Mais um show pirotécnico, não esqueçam, 2010 é ano eleitoral.

    ResponderExcluir
  2. Temn razão, Breno . É pirotecnia pré-eleitoreira...

    ResponderExcluir
  3. Eu discordo de vocês o analfabeto digital hoje é tão preocupante quanto o analfabeto formal.Uma coisa não inviabiliza a outra.Não se pode falar em educação excluindo a tecnologia digital. Acho que os telecentros nas Colonias de Pescadores são importantes até porque a internet permite o acesso a várias informações que são relevantes para esses profissionais, abre o mundo para o conhecimento.É preciso acabar com essa visão de dois grupos de seres humanos os que tem direito a tudo e os que não tem direito a nada. Quanto aos cuidados com os equipamentos são os mesmos que qualquer pessoa que mora na orla tem que ter. O que precisa é que os diretores das colonias se comprometam com a segurança e utilização dos computadores para que não se transformem em sucatas.

    ResponderExcluir
  4. A colônia Z-1 tem uma dívida muito grande a resgatar com a comunidade de pescadores, eu espero que com a eleição de Branco no próximo dia 20 essa dívida comece a ser resgatada, vai ser preciso fazer muita coisa para dotar os pescadores da colônia de um mínimo de educação, necessária para que eles possam usurfruir das novas tecnologias

    ResponderExcluir