D Pedro IIº pelas mãos de De Chirico

D Pedro IIº  pelas mãos de De Chirico
Provavelmente muita gente que circula por Nazaré nem sabe onde está a estátua de D. Pedro II e muito menos que se trata de um trabalho de Pasquale De Chirico, um imigrante italiano que no século passado escolheu o Rio Vermelho para morar. Neste mês de maio, aniversário de seu nascimento, com a ajuda do seu neto, nosso amigo e colaborar Sarnelli, o Blog presta uma pequena homenagem ao grande escultor que escreveu sua história por meio de inúmeras estátuas distribuídas por toda a cidade.

Por Sarnelli (texto e foto)

A Bahia homenageou e eternizou D.Pedro IIº mandando erigir um monumento em sua memória .

A obra foi realizada em bronze fundido e granito da cidade de Santa Luzia (BA) cinzelado em blocos, tem a altura de pouco mais de 9 metros, melhor dizendo, 9,30 mts. – Base 6,30 x 6,30 mts. É mais uma obra de Pasquale De Chirico.

Atualmente o monumento está na praça Cons. Almeida Couto no bairro de Nazaré mas, a sua inauguração aconteceu no Campo da Pólvora em 07.09.1937.

Ele foi deslocado por causa da urbanização da área e devido a construção do Fórum Ruy Barbosa.

O nome completo de D.Pedro IIº era Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafae lGonzaga nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 02.12.1825 e faleceu na França em 05 de dezembro de 1891.

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.