Ausência dos secretários em audiência pública demonstra desprezo da Prefeitura com o Rio Vermelho


Vereadora Aladilce lamenta ausencia de gestores

Moradores compareceram a audiência
 Arilda apresentou o projeto Rio Vermelho que queremos
Sônia da Conselho Comunitário apresentou demandas da Vila

Branco da Colônia Z1 leu documento elaborado

Moradores atentos ao debate

 
Apesar do esforço da vereadora Aladilce Souza em trazer os dirigentes dos órgãos públicos para discutir junto com os moradores do Rio Vermelho a solução dos múltiplos problemas que se acumulam devido a falta de ação do poder público,  a prefeitura, numa demonstração de desprezo total com bairro, enviou  apenas representes de duas Secretárias  mesmo assim, sem as mínimas condições de dar respostas convincentes à comunidade, durante a audiência pública realizada ontem (01/09) à noite, no Salão Paroquial da Igreja de Santana,  o que acabou inviabilizando o debate. Mas mesmo assim, os moradores aproveitaram a oportunidade para  pontuar os diversos problemas existentes e entregar um documento contendo as principais reivindicações.

  O representante da Embasa que esteve presente se comprometeu a hoje mesmo dar andamento para solucionar o problema do esgoto que escorre  da Colônia de Pesca para a praia de Santana  e verificar a situação da Praia da Paciência. Com  relação ao Rio Lucaia o técnico disse que o problema é complexo devido as ligações clandestinas e também não soube explicar  a descarga que a Embasa faz no rio e que provoca um fedor insuportável em toda a região, mas disse que levaria o problema para o órgão.

 O representante da Coelba que pareceu o mais disposto à resolução dos problemas apontados  garantiu que vai  resolver as demandas a exemplo dos postes que estão inclinados e também de mandar fazer uma revisão geral na fiação elétrica, porque muitos moradores e queixaram da falta de energia e constantes estouros nos transformadores.. O representante da Transalvador só faltou dizer que não sabia o que estava fazendo na reunião. Não teve resposta para nenhum dos problemas apresentados e ainda disse que era muito difícil atender à reivindicação de fiscalizar o bairro à noite devido a falta de contingente.  

Ao final da reunião ficou  acertado que haverá  outra audiência para se discutir exclusivamente a questão da violência e a vereadora Aladilce  que não ficou nada satisfeita com as respostas dadas pelos representantes dos órgãos,  se comprometeu a encaminhar por meio de oficio as reivindicações apresentadas, e capitanear reuniões pontuais  e sugerindo também um novo encontro com os moradores  no prazo de dois meses para se fazer uma avaliação dos resultados.

 O vereador Sandoval Guimarães, também compareceu a audiência e chamou atenção para a importância da participação dos moradores  nas discussões que estão acontecendo para definição da Lei Orçamentária Anual (LOA), e fez uma avaliação genérica da situação financeira da Prefeitura, que segundo ele arrecada muito pouco o que complica o investimento na cidade, mas disse que por conta da Copa, a cidade será beneficiada com novos projetos. 



Tópicos:

Postar um comentário

16 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. MAIS AUSÊNCIAS SENTIDAS:
    1 - A administração da SIGA VII. D. Eliana alem de não aparecer não mandou ninguém para representá-la.
    2 - Também não apareceu ninguém da Central de Entidades.

    ResponderExcluir
  2. Isso é mesmo uma total falta de respeito com os moradores, mas a vereadora Aladilce merece nossos aplusos pelo interesse em discutir os porblemas do Rio Vermelho.

    ResponderExcluir
  3. ASPECTOS POSITIVOS
    Apesar da ausência de representantes da prefeitura na audiência destaco vários aspectos positivos na mesma:
    1 - O posicionamento destemido da vereadora Aladilce que cada vez mais se identifica com os problemas do bairro, inclusive ficou de encaminhar e cobrar as nossas demandas.
    2 - O documento elaborado pelos moradores que apesar de incompleto mapeou os problemas do bairro e que poderá servir de agora em diante como referência para as nossas demandas.
    3 - A presença de moradores que mesmo sem representarem nenhuma associação ou entidade soltaram o verbo mostrando os problemas do bairro.
    4 - A presença de várias entidades e associações que através de seus representantes também fizeram suas reinvicações.
    É o bairro saindo da letargia que o dominou por décadas.

    ResponderExcluir
  4. Devemos reconhecer que os problemas apresentados são enormes e de dificil solução , principalmente, levando-se em consideração a qualidade da atual gestão e operacionalidade de alguns órgãos , totalmente inoperantes . Temos a sorte , porém , de contar com o valoroso apoio e interesse da Vereadora Aladilce , o que nos dá a garantia de que os nossos apelos merecerão a devida atenção. NO entanto, é necessário não esquecermos de que a cidade está um caos e abandonada do ponto de vista administrativo. Ouvimos , ontem, de representante dos nossos gestores , que há uma série de projetos em estudos, em andamento , para serem implementados, tudo visando os futuros eventos esportivos que deverão acontecer em Salvador até 2016 e nos foi pedido paciência.. Ouvimos ontem , também , alto e bom som, que falta pessoal...
    Talves seja este o motivo de o plano inclinado de Santo Antônio Além do Carmo não estar funcionanado ! Falta de pessoal ! - Todos os outros ascensores não estão funcionando , também !

    Enquanto os grande projetos em andamento serão estudados e transformados em realidade, nos é pedida paciência... Não dá para esquecer o mote da campanha do SR. JH : " com pequenas ações , se faz um grande governo " . Pois sim !

    Há , em toda a cidade, a existência de milhares de " pequenas " intervenções " que podem beneficiar o povo, sem a necessidade de esperarmos pelos grandes projetos , porque, enquanto isso...

    Nós não estamos pensando , eu , pelo menos, no que virá por aí... Penso nas necessidades imediatas do nosso dia-a-dia , que , até lá, podem e devem ser resolvidas com apenas pequenas intervenções, já que as de maior porte deverão demora um pouco ou bastante mais.

    Acho que é apenas uma questão de critério , boa vontade, trabalho e dedicação..

    O Rio Vermelho merece, como de resto, toda a cidade .

    ResponderExcluir
  5. Independentemente da ausência dos gestores convidados para esta audiência, algo de muito positivo podemos tirar desse encontro;
    O primeiro é que estamos vendo o Rio Vermeelho se mobilizar, no sentido de cobrar dos poderes públicos as suas demandas, através não somente de suas entidades representativas, bem como, seus próprios moradores se pronunciando, fazendo suas reivindicações, exercendo sua cidadania.

    O segundo aspecto, refere-se a presença da Vereadora Aladilce Souza, sempre presente nas questões pertinentes ao bairro do Rio Vermelho, demonstrando seu total comprometimento com os anseios dos moradores do bairro, no qual, podemos hoje afirmar que no legislativo municipal, temos hoje, uma legítima representante, aguerrida, comprometida com a comunidade, e não uma patrocinadora de medalhas.

    E o terceiro, é que aproveitando este espirito de mobilização, desse grande contingente de pessoas que se comprometeram em lutar pela restauração dos problemas do nosso Rio Vermelho, estamos propondo, como sugestão da vereadora Aladilce, deflagrar uma campanha ampla, com o propósito de chamar a atenção de todos os segmentos da sociedade, para o estado de desvelo em que se encontra o Rio Vermelho. Nesse sentido, precisamos mobilizar a imprensa, em todos os seus segmentos, (jornais, rádios e televisões), os artistas, (estes amantes do bairro), os políticos de de todas as esferas, (municipal, estadual e federal), e toda a população de Salvador que frequenta a noite boêmia do bairro.

    Fica lançada a discussão do tema.

    "SOS RIO VERMELHO"

    ResponderExcluir
  6. SOS RIO VERMELHO ou O RIO VERMELHO QUE QUEREMOS?
    Branco:
    Já existe esse projeto elaborado sob a liderança de D. Arilda cujo nome está na boca de todos. Nele encontramos já várias soluções para o bairro. Não seria o caso de atualizá-lo e apresentá-lo novamente às autoridades?

    ResponderExcluir
  7. Também concordo que a audiência foi positiva e que a vereadora Aladilce está demonstrando compromisso com o bairro. Quanto ao SOS RIO Vermelho, a minha opinião é que já temos um projeto que é o Rio Vermelho que queremos, creio que deveriamos retomar a discussão a partir dessa proposta, atualizando o que for preciso. Mas idendependnete dessa discussão que vai levar tampo e é uma coisa mais para o futuro, devemos concentrar esforços para tentar resolver os problemas pontuais apresentados na adudiência, a quadra por exemplo, o almbrado todo despencando.

    ResponderExcluir
  8. FALTOU AGRADECER AO PADRE ÂNGELO por ceder mais uma vez o salão paroquial para realização desse ato democrático.
    Aliás a postura do padre já está começando a incomodar aqueles que se julgam donos do bairro.

    ResponderExcluir
  9. TRANSMISSÃO DE PENSAMENTO?
    Eu Carmela terminamos tendo a mesma ideia a respeito do nome a ser dado ao movimento. Juro que não foi combinado.

    ResponderExcluir
  10. Continuar, atualizar, executar e
    perpetuar tudo que alicerce o
    Rio Vermelho que queremos.

    ResponderExcluir
  11. Espero que vocês no Rio Vermelho tenham mais sorte com a vereadora, porque aqui na Barra temos um que se diz representante que é uma piada.

    ResponderExcluir
  12. Rosane,

    Este que se diz representante aí da Barra, é o mesmo que se diz representante do Rio Vermelho, vc que é moradora da Barra, será que vc não conhece alguem ai que esteja qurendo uma medalha também não?

    ResponderExcluir
  13. Carmela e Pino

    Respeitando a opinião de ambos, temos a impressão que não é exatamente a mesma coisa que estamos propondo, o Rio Vermelho que queremos, na verdade é mais uma utopia, a questão em tela é sem dúvida uma realidade emergencial, esse bairro está completamente abandonado, e precisamos criar as condições objetivas para minimizar os problemas que não são poucos, temos que agir no sentido do que é possível realizar urgentimente. Precisamos de fato, aproveitar esse momento atípico de recursos externos, para tentar-mos inserir o Rio Vermelho dentro deste contexto. A urgencia, afasta a possibilidade de termos as ações estruturantes, SOS é um pedido de socorro de um bairro que sangra, por não ter o olhar votado para ele das autoridades municipais.

    ResponderExcluir
  14. Também achei positivo a audiência , apesar de ter que sair antes do seu término, por causa de compromisso já agendado há mais de um ano,em questão aos pontos positivos citados por Branco, em particular o 3º, eu como já trabalhei em televisão e agência publicitária, sempre tive a idéia de que o ditado: " a propaganda é a alma do negócio" sempre surtiu efeito positivo,portanto, quanto mais for divulgado um evento, como às audiências, em todas mídias possíveis e com antecedência de no mínimo 15 dias ou mais, vamos ter muito mais participação da comunidade em geral e a propósito do nome do projeto, vou opinar pelo que sempre é postado neste blog, ou seja, "RIO VERMELHO BONITO DE SE VER" ou então,"RIO VERMELHO BONITO DE ESTAR", "RIO VERMELHO ÓTIMO PARA RELAXAR".

    Abraços a todos e bom começo de semana.

    ResponderExcluir
  15. É esse mesmo, ele quer representar todos e não representa nada.

    ResponderExcluir