Hoje é dia e homenagear as baianas de acarajé

Nessa sexta-feira é Dia das Baianas, data em que oficialmente começa em Salvador o ciclo de festas populares, o Blog presta uma homenagem especial às baianas que enchem de cores e sabores as ruas do Rio Vermelho com seu tabuleiros repletos de deliciosas iguarias.

Segundo a Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (Abam), são três mil quituteiras cadastradas em Salvador e região metropolitana que vendem acarajé, abará, bolinho-de-estudante e outras delicias.

Foto/Setur 

Em 2005, o ofício (profissão) das baianas de acarajé foi registrado, como Patrimônio Cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan), registrado no Livro de Registro de Saberes. O acarajé também foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador pela Câmara Municipal. 

Em 2009, as baianas foram homenageadas com a inauguração de um memorial na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador, local onde é possível encontrar objetos e adereços que retratam a história e a tradição das baianas. 

Confira a programação do dia das baianas em Salvador
Sexta- feira (25/11)

9h – missa na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, no Centro Histórico 

10h – Samba de Maragogó no Largo do Pelourinho

10h – Samba Raízes do Acupe no Cruzeiro do São Francisco

10h – Samba de Roda- Nativas do Arembepe no Terreiro de Jesus

10h30 – Cortejo pelas ruas do Centro Histórico
saindo da Igreja Nossa Senhora Além do Carmo
até a Cruz Caída na Praça da Sé

12 horas – Almoço festivo na Associação das Baianas

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Parabéns pra elas e seus quitutes maravilhosos, hj sexta é um dia que não se pode deixar de comer um acarajé...

    Parabéns e felicidades...

    Abraços e bom fim de semana pra todos.

    ResponderExcluir