Uma tradição encravada no Alto da Sereia

A festa de Nosso Senhor dos Navegantes com a procissão marítima no dia primeira do ano, na Baia de Todos os Santos é conhecida por todos, mas o que pouca gente sabe é que no Rio Vermelho, mas precisamente no Alto de Ondina, há mais de 30 anos cultiva-se a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes. A festa acontece todo primeiro domingo do mês de janeiro. A preparação é precedida um tríduo que culmina com procissão, seguida de missa. A pequena imagem em seu andor é conduzida pelos fieis até a Praia da Sereia, onde são feitas orações e pedidos de paz para as famílias e para a cidade. Depois retorna à pequena capela que fica no alto do morro onde é celebrada missa seguida de confraternização com um café da manhã. A Comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes e subordina a Igreja de Ondina, que orienta a catequese no local voltada principalmente para as crianças e adolescentes. Todos ss sábados às 18h30 é celebrada à missa na capela.De acordo com o padre Aloísio, este ano as missas serão celebradas nas ruas do Alto de Ondina, visando uma integração maior com a comunidade. 

A procissão desce o morro e segue 

até a praia da Sereia 

depois retorna 

para a pequena capela onde é celebrada missa 

Segundo os devotos essa é a única imagem da Santa na cidade
Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Muito interessante essa informação, para mim uma novidade e a primeira vez que vejo falar dessa festa. Valeu Blog do Rio Vermelho.

    ResponderExcluir