Centenário de um antigo morador do Rio Vermelho

Centenário de um antigo morador do Rio Vermelho
Centenário de um antigo morador do Rio Vermelho
Virgílio de Oliveira Freitas – 26.06.1912/21.10.1997

Com o intuito de reverenciar e relembrar algumas personalidades do bairro, o Blog destaca hoje o centenário de Sr. Virgílio, pai do historiador Gildásio Freitas, que durante 35 anos residiu na Vila Matos. Ele era natural de Candeal, cidade do sertão baiano, de onde foi para Salvador em 1931 devido à grande seca que se agravaria no ano seguinte – considerada por muitos observadores a pior do século.

De Salvador o jovem sertanejo seguiu para São Paulo, onde integrou-se às Forças Armadas, durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Ao regressar à capital baiana, ingressou na extinta Guarda Civil no ano de 1936 e diplomou-se pela Escola Profissional de Polícia em 1941, que teve como paraninfo o Dr Urbano Pedral Sampaio. Desligou-se da corporação em 1948.

Casou-se em 1946 com a senhorita Damásia, que conheceu na capital e através do parentesco dela com o então presidente do – Tribunal Regional Eleitoral – o saudoso Desembargador Cleóbulo Cardoso Gomes, conseguiu ficar à disposição do TRE, desde o período da Constituição de 1946, ingressando definitivamente na instituição em 1948, onde permaneceu até a aposentadoria.

Desse casamento tiveram três filhos, todos nascidos no Rio Vermelho: Virginia (Economista), Vírgilio (Jornalista), ambos radicados em Goiânia e Gildásio (Historiador do Município de Lauro de Freitas).

Depois de residir 35 anos no Rio Vermelho, mudou-se para Lauro de Freitas, onde viveu até o fim da vida.
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.