Casa de Jorge Amado pode abrir jardim ao público este ano

Casa de Jorge Amado pode abrir jardim ao público este ano De acordo com informações publicadas pela Agência Lusa, Paloma, a filha do escritor Jorge Amado está pensando em abrir ainda este ano para visitação, o jardim da Casa 33, da Rua Alagoinhas, no Rio Vermelho onde a família Amado residiu por mais de quatro décadas "Tenho pensado em abrir ainda este ano o jardim, a área [da casa] em que não dependemos de uma segurança muito grande, quando o conseguirmos manter bem conservado, porque o meu pai está lá e muita gente gostaria de ir ao jardim, sentar-se debaixo da mangueira" ali plantada e "estar um pouco com ele", explicou Paloma Amado em Macau.

As cinzas dos dois escritores, Jorge e Zélia estão debaixo da mangueira do jardim da casa, onde casal costumava sentar. . Faz tempo que a família tenta uma parceria com o governo para transformar a casa em um memorial como era o desejo de Zélia. Em agosto do ano passado, durante as comemorações do centenário do escritor os familiares apresentaram o projeto do memorial ao governador Jaques Wagner.

Na oportunidade o governador disse que a forma de viabilizar a abertura da casa seria negociada com a família, conforme projeto aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura em 2008. “Todos nós estamos nos reunindo para viabilizar esse projeto. Jorge Amado é um dos maiores escritores da língua portuguesa e estamos em acordo de tornar sua casa em um memorial.” As declarações estão publicadas em matéria divulgada no site oficial do governo, do dia 10 de agosto de 2012. Entretanto não se tem noticias da evolução dessas negociações. Pelo andar da carruagem, que sabe nas comemorações dos 200 anos o memorial se viabilize.
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.