Idosos são ignorados nas paradas dos ônibus

Idosos são ignorados nas paradas dos ônibus Por Sarnelli

Há algo que não está funcionando, e a queixa é generalizada.

Ontem, fui deixado no ponto por dois motoristas, apesar de haver pedido a parada exibindo a minha bengala. Um deles acelerou e passou sorrindo...

Há, apenas, duas maneiras de um idoso pegar um ônibus. Uma: por "bondade e compreensão do motorista" e a segunda, é se houver um passageiro para descer ou subir no ponto.

O que está acontecendo é essa falta de respeito e os idosos, se estiverem sozinhos no ponto, não serão apanhados e se conformam como ovelhas... .

Há, também, uma arbitrariedade da prefeitura. Criou, com uma lei municipal, a necessidade de cadastrarem idosos para conseguirem um cartão magnético e a gratuidade nas passagens , gerando um absurdo e uma ilegalidade.

Antes dela já havia nascido, em 2003 a lei federal 10.741 que proporcionava a gratuidade no transporte coletivo municipal a qualquer pessoa maior de 65 anos, bastando exibir qualquer documento com foto, principalmente o RG. Essa é uma jogada do pessoal dos transportes, homologada pela prefeitura, que precisa ser derrubada. Lembrando que, todos os dias, nascem pessoas com mais de 65 anos.

Todo mundo terá que se cadastrar e ir buscar um cartão magnético contrariando uma Lei Federal que torna a municipal totalmente inócua?
Tópicos:

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Caro Sarnelli isso realmente é um absurdo, o idoso ter que passa por uma situação de humilhação quando tem que pegar o ônibus, mesmo com um direito garantido por uma Lei Federal e outro constrangimento ao ser obrigado a pegar um cartão, quando a própria carteira de identidade seria suficiente para garantir o acesso. Infelizmente é assim que os idosos são tratados nesse país.

    ResponderExcluir
  2. Cara Carmela, eu mesmo , usei o meu RG em São Luiz do Maranhão, em Fortaleza, em S.Paulo inclusive no metrô e muito bem tratado pelos funcionários da via. O que está acontecendo em Salvador é um absurdo. A lei , como disse, é federal e pronto. É preciso , isso sim, criar-se a consciência de que os idosos têm que ser respeitados . É malandragem e má fé. Falando com cobradores, tomei conhecimento de que algumas empresas lhes tomaram os cartões magnéticos que lhes permitiam liberar os passageiros que apresentassem o RG... é ou não sacanagem ?

    ResponderExcluir