Presépio da família Ramos é uma tradição que encanta

Cumprindo uma tradição de muitas décadas  Jorginho e Aninha Ramos, moradores do Rio Vermelho,  concluíram na quarta-feira (15), a instalação do presépio 2021, um trabalho minucioso, repleto de detalhes, que ocupa boa parte da sala da residência do casal. A montagem chama atenção pela peculiaridade de reunir vários presépios colecionados ao longo dos anos, uns, adquiridos por eles, outros  presentes de amigos, inclusive do exterior.

Em anos anteriores, antes da pandemia, após armar o presépio o casal fazia uma inauguração convidando os amigos para a “abertura oficial" ai chegou o covid-19 mudando os planos de todos nós, inclusive, acabando com as confraternizações natalinas. O casal tem até um livro onde os visitantes deixam registradas as impressões sobre o presépio.

Nos últimos dois anos passou a ser mostrado virtualmente por meio das fotos e vídeos publicados pelo casal nas redes sociais. No ano passado, em uma live realizada pelo Blog do Rio Vermelho, dentro da programação do Projeto Luzes do Natal do RV, o presépio pode ser visto ao vivo, naquela data a montagem reuniu 70 presépios, mas tem muito mais do que isso, são quase cinco mil peças!

O casal Ramos sente falta das confraternizações natalinas com os amigos  e os amigos também sentem falta de passar longas horas desfrutando da agradável companhia do casal ouvindo as histórias de cada um dos presépios, de onde vierem, quem presenteou, etc.

De acordo com Aninha muitas pessoas manifestam o desejo de conhecer presencialmente, mas com a pandemia e agora com outras doenças respiratórias, não dá para aglomerar. No próximo ano quem sabe a normalidade volte a reinar entre nós e as portas se abram para que os amigos voltem a admirar as obras de arte, algumas tão minúsculas que somente ao vivo para apreciar.

Enquanto esse novo tempo não vem, seguem as fotos encaminhadas com exclusividade para o BlogRV, revelando a fé do casal que se manifesta não apenas com a montagem do presépio, mas, também, com ações solidárias de doações  para  ajudar os mais necessitados : “Este ano com tanta gente passando fome e muitos desabrigados pelas chuvas principalmente no interior é preciso a colaboração de todos para que pelo menos essas pessoas tenham um Natal sem fome”, assinala Aninha.

Presépio da família Ramos é uma coleção de obras de arte
Presépio da família Ramos é uma coleção de obras de arte
    

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.