Umbanda: Presença forte na Festa de Yemanjá


É impressionante a presença dos adeptos dessa religião na festa de Yemanjá. Desci na praia de Santana e constatei a presença de terreiros vindos vários pontos da cidade (Itapoá, Águas Claras) e municípios baianos(Mundo Novo, Coração de Maria, Feira de Santana, etc.). Eles trazem e entregam seus próprios presentes contratando barcos para esse fim, alem disso são presença constante na praia de Santana e durante todo ano fazem suas oferendas à Rainha do Mar. Acredito que atualmente a maior parte das pessoas que participam do "Presente" professam essa religião.
A UMBANDA é uma religião fundada no Brasil há pouco mais de 100 anos, de cunho espiritualista (contato e/ou interferência de espíritos, manipulações magísticas, práticas de cura através dos espíritos e/ou ervas/poções/conjuros, utilização de elementos ou instrumentos místicos)/mediúnica (instrumento pelo qual a prática religiosa se faz presente, especificamente, a incorporação) que agrega elementos de bases africanas (culto aos Orixás e ao espírito dos antepassados: Pretos-Velhos), indígenas (Caboclos), que recebeu influência oriental (indiana, inerente à reencarnação, o kharma e o dharma), e adquiriu elementos do cristianismo (judaísmo) como a caridade, o auxilio ao próximo e outros ditos por Jesus Cristo que no sincretismo religioso (associação dos Santos Católicos aos Orixás africanos) considera como o Orixá Oxalá.
( A imagem acima é uma representação de Yemanjá comum nos terreiros de Umbanda)

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.