Fixação por Caramuru

Fixação por Caramuru Fixação por Caramuru As entidades do Rio Vermelho ligadas a Amarv, não gostaram nem um pouco da informação passada para a Tribuna da Bahia, pelo vereador Claudio Tinoco, informando que esteve com a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tânia Scofied, a quem reivindicou a implantação do memorial Caramuru, e estão preparando uma nota pública ressaltando que já existe um projeto de requalificação do bairro com outras prioridades, amplamente discutido com as entidades, moradores e a prefeitura. Dizem que como o vereador não participou das reuniões, não sabe o que foi acordado. Para essas entidades, Caramuru já está devidamente contemplado com várias homenagens e não entendem o motivo de tanta fixação por esse personagem, que nem no Rio Vermelho morou, foi na Graça que fixou residência com a sua Catarina, de acordo com registros históricos. Mas parece que no bairro tem algum Caramuru reencarnado porque vira e mexe e esse tema volta à tona. Argumentam as entidades, que se a prefeitura está com tanto recurso disponível, que preste homenagem a outros ilustres moradores como Pasquale de Chirico, Mário Cravo, Caribé, Jenner Augusto, entre outros, que nunca foram lembrados no bairro.

Postar um comentário

20 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Eu espero que o assunto tenha sido definitivamente esclarecido e que tenham entendido que as coisas mudaram no Rio Vermelho...

    ResponderExcluir
  2. Palmas e muitos aplausos para o último paragrafo do texto supra citado.

    Pasquale de Chirico, Mário Cravo, Caribé, Jenner Augusto, entre outros, que nunca foram lembrados no bairro, merece sim, uma ou varias homenagens!

    Só pelo simples fato de Caramuru ter fundado a cidade de Cachoeira, terra da macumba, isto não significa dizer que ele deva ser homenageado pelos habitantes do bairro que ja sofrem com o barulho dos fogos da macumba.

    Portanto, Caramuru que vá rimar com Bum lá no bairro da Graça onde ele morou.

    ResponderExcluir
  3. Se Caramuru passou por aqui (não há nenhuma comprovação histórica quanto a isso), parece que não gostou muito, tanto é que fixou residência lá na Graça, agora parece pertinente que temos algum Caramuru reencarnado porque realmente não há outra explicação para tanto apego. Eu não acredito em reencarnação mas como diria o Barão de Itararé, há muita coisa no ar além dos aviões de carreira.

    ResponderExcluir
  4. Bem, cada um de nós conhece a história que nos contaram. A existência do Diogo Alvarez Correa - o Caramuru , parece ter sido uma realidade relatada por vários escritores , mas temos o direito às nossas dúvidas em certas passagens e portanto às nossas perguntas.Essa história , eu comecei a escutar a partir do primário , inclusive do tiro e do coitado do pássaro que levou um balanço na presença dos índios tupinanbás.e que, por isso, entrou para a história do Brasil e da Bahia. Até hoje tenho dúvidas e faço muitas conjecturas , o que geram perguntas de coisas não convenientemente esclarecidas. ...Parece que temos uma doença em gestação chamada " caramurusite"......Na verdade, estou preparando uma crônica que vai sair misturando fatos do bairro na minha visão a partir da minha infância aqui no Rio Vermelho...

    ResponderExcluir
  5. Realmento Rio Vermelho tem tantos artistas ilustres e nenhuma homenagem foi prestada pelos poderes públicos no bairro, com exceção do monumento de Jorge Amado e Zélia Gatai, idealizado pela Amarv com recursos da Caixa Econômica Federal, inaugurado no início de 2013 no Largo de Santana.
    Chega de tanta CARAMURUZADA!!!!

    ResponderExcluir
  6. O CIDADÃO TÃO COMENTADO DE FATO FOI IMPORTANTE SIM, MAS, OUTRAS PERSONALIDADES FIZERAM HISTÓRIA E MERECEM HOMENAGENS TAMBÉM. CONCORDO COM TITO. VAMOS TRATAR DE DEIXAR CARAMURU DESCANSAR EM PAZ, NO ALÉM E TRATAR DE PENSAR EM OUTROS NOMES JÁ CITADOS.
    RITTA FALCÃO

    ResponderExcluir
  7. Como homenagear caramuru sendo que tantas personalidades moraram no Rio Vermelho e se quer foram lembradas..........Vamos homenagear aqueles que foram moradores e fizeram algo pelo Rio vermelho .
    Ex.Pasquale de Chirico, Mário Cravo, Caribé, Jenner Augusto etc.........

    ResponderExcluir
  8. caminha-se para uma verdadeira overdose de homenagens à um mesmo personagem. O equilíbrio e o bom senso hão de prevalecer pois permanecendo neste caminho em breve surgirá a proposta de mudar o nome do bairro de Rio Vermelho para Caramuru.

    ResponderExcluir
  9. Caramuru deve ter realmente reencarnado haja vista tamanha insistência em ser homenageado como se não houvessem outros tantos famosos nesse bairro que respira cultura. No que se refere a Caramuru, por que tanta insistência em ligar um bairro com personalidade própria a um explorador de nossas riquezas a serviço da França e de Portugal?

    ResponderExcluir
  10. Amiga Carmela,
    Estamos diante de um fato inédito de fixação. O Rio Vermelho já tem a pedra de Caramuru, local apontado no qual o náufrago apareceu, o espaço Caramuru, uma sala climatizada na Biblioteca Juracy Magalhães Junior destinada para reuniões, e o dia de Caramuru instituído pela Câmera de Vereadores. No início de 2012, a seita, “adoradores de Caramuru”, tentou instituir no Rio Vermelho o quarto circuito de carnaval, intitulado “Circuito Caramuru do carnaval". Imaginem vocês, o Rio Vermelho com suas ruas estreitas e casarios antigos emprestando sua paisagem pitoresca abrigar desfiles de trios e blocos, o que seria um verdadeiro caos para nossa comunidade. Contudo, através de uma audiência pública solicitada pela vereadora Aladilce Sousa, realizada no salão paroquial da Igreja de Santana, com adesão da comunidade rio-vermelhense, conseguimos impedir esse acontecimento, mesclado de falta de bom senso e responsabilidade, fosse realizado. Agora aparece mais essa solicitação do vereador Cláudio Tinoco, junto a Fundação Mário Leal Ferreira, para que seja incluído na reforma da orla do Rio Vermelho o memorial Caramuru.
    Gente, o nosso bairro não aguenta mais tanto Caramuru. Acredito que se continuar dessa maneira futuramente será sugerido pela seita a mudança do nome do bairro para CARAMURU; o que seria catastrófico.
    Vamos homenagear o escultor Mário Cravo, o pintor Jenner Augusto, o maravilhoso pintor Caribé que morou no sobrado da Praça de Santana. O genial escultor Pasquale de Chirico, morador do Rio vermelho, que entre suas dezenas de obras destacam-se o relógio de São Pedro, o Cristo da Barra, a Estátua de Castro Alves, na praça com o mesmo nome, e que infelizmente não tem nenhuma rua nenhum beco em toda Salvador que o homenageie.
    Chega de CARAMURUS, inclusive o mirim, CATARINAS, BARTIRAS, ITAPARICAS! O Rio Vermelho não aceita mais tanta adoração sem fundamento. Confiamos plenamente no discernimento do nosso prefeito ACM Neto que jamais irá compactuar com essa aberração (uma vez que estamos diante de uma administração de extrema seriedade) e que somente trará desgosto aos moradores do bairro. Sugerimos que essas pessoas importantes invistam esforços no sentido de localizar Caramuru no bairro da Graça, onde foi sua real moradia. Loly.

    ResponderExcluir
  11. Sugiro que as pessoas procurem pensar no Rio Vermelho do presente e do futuro, e não num bairro supersticioso, bastando se numa lenda de 500 anos que tem mas para ser mentira. O Rio Vermelho é uma bairro com uma rede hoteleira de primeira grandeza, uma culinária ímpar, uma centena de bares e diversas boates, praias, teatros e etc... Pensemos também, no bairro do futuro onde a prefeitura logo após a copa do mundo vai investir cerca de 27 milhões de reais em obras de requalificação da orla e praças. Nesse momento pensar em caramuru é uma grande babaquice.

    ResponderExcluir
  12. Se a Prefeitura construir o "Memorial Caramuru", obrigatoriamente terá de construir também o "Memorial Bartira", pois, essa sabemos todos que naqueles idos era moradora nativa do Rio Vermelho e, reencarnou no mesmo bairro!

    ResponderExcluir
  13. PQP, diante da greve da policia, protestos constantes de professores e médicos, principalmente pelas péssimas condições de trabalho e esse crápula defende isso? Por que ele não enfrenta de verdade os problemas da sociedade? Por que ele não trabalha de verdade? Por que ele não é e nem foi punido por suas ações criminosas quando participava do governo de Jão? Zé da esquina dá a dica: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/11465-caso-de-medica-que-acusa-secretaria-de-saude-de-racismo-sera-discutido-nesta-quarta.html

    VAI EXONERAR ELA VAI? só porque se fala a verdade!

    ResponderExcluir
  14. Devemos entender que Caramuru já foi homenageado por Salvador e Rio Vermelho. Vamos dixar de lado essa Caramururização. Há muitos e muitos moradores do nosso bairro que podem ser homenageados, Vamos usar do BOM SENSO. Senhor Vereador por favor não entre nessa canoa furada sei que o senhor que faz politica moderna sabe que neste governo de ACM Neto, o povo do Rio Vermelho através de suas entidades, tem sido SEMPRE OUVIDO e discutido as diversas ações que são proposta pela Prefeitura. Nós não queremos mais Caramuru em nosso Bairro.

    MANECA
    Manoel Sobrinho

    ResponderExcluir
  15. Tem razão quém diz que se trata de um caso de " fixação " . O pior é que é difícil de tratar !

    ResponderExcluir
  16. Entendo que temos graves problemas no bairro a resolver. Por que não retomar a discussão sobre a
    cobertura desse fétido canal que infesta o bairro de insetos e outros bichos? O Caramuru iria gostar...
    Jorge Silva

    ResponderExcluir
  17. O Rio Vermelho tem tantas pessoas que merecem ser lembradas, por tantos feitos positivos no nosso bairro, Caramuru já foi, tem coisa D + com nome dele..... vamos valorizar o que de fato é nosso, quem nasceu, ou veio pra cá e deixou um legado grande para nós..... o povo foi perguntado se quer????? Devemos concordar somente por uma pessoa botou na cabeça que tem que ser??? ₢ade a democracia e o respeito dos direitos de cada um de nós moradores..... Sou a favor do crescimento e desenvolvimento do Rio Vermelho, isso é falta de criatividade....

    ResponderExcluir
  18. Com tanta insistência vão transformar o Caramuru em persona non grata ao bairro

    ResponderExcluir
  19. Senhor Vereador,
    Caso não seja do seu conhecimento, estamos as vésperas de uma copa do mundo onde várias partidas serão disputadas na Fonte Nova, e o Rio Vermelho como carro carro chefe dos bairros de Salvador no que se refere a hotelaria, gastronomia, as 4 mais famosas baianas de acarajé, mais de 100 bares, excelentes boates, etc, obviamente estará fervilhando de turistas. No entanto, a iluminação pública não presta, as faixas de pedestres estão apagadas, o esqueleto da Rua Feira de Santana continua de pé, as árvores precisam ser podadas, as praças precisam ser limpas e capinadas, as calçadas públicas continuam esburacadas e o Rio?esgoto do canal continua poluindo e fedendo sem solução. Com todos esses problemas no nosso Bairro o Sr. vem querer fazer memorial Caramuru!!!! Seus eleitores no Bairro, se é que existem, devem estar preocupados e com uma pulga atrás da orelha diante de tamanha incoerência.
    Vamos trabalhar com seriedade e respeito pelo Bairro e moradores do Rio Vermelho.

    ResponderExcluir
  20. Uma "boquinha" na Secretária Estadual de Turismo , hummmmmmmmmm

    ResponderExcluir