Conhecendo um pouco mais da história do bairro

Contribuição compartilhada do face do jornalista, historiador e morador do Rio Vermelho Jorginho Ramos.

Alguém sabe sabe onde fica(vam...) as localidades de "Camarão" e "Areia Preta", em Salvador ???

Para ter a resposta, conheçam esta reportagem sobre a construção da avenida que liga o PHAROL DA BARRA ao RIO VERMELHO.

(Salvador - 1914)

Há cem anos era construída a Avenida (que já teve o nome oficial de Getúlio Vargas mas ficou consagrada como Avenida Oceânica) para ligar o Pharol da Barra ao Rio Vermelho. A reportagem sobre a obra saiu na revista "Ilustração Brasileira" (RJ). O intendente de Salvador na época era Júlio Brandão (que no ano seguinte depois respondeu a processo e foi destituído do cargo acusado de corrupção...). A reportagem traz informações técnicas sobre a obra e algumas curiosidades, como esses locais da Salvador de cem anos atrás.

Conhecendo um pouco mais da história do bairro

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. A localidade "Camarão " eu desconheço e esta é a primeira vez que vejo a citação do seu nome. Quanto a localidade " Areia preta " . essa sim, acho que conheci . Não. não acho, tenho a certeza porque a quantidade de areia preta era abundante , tanto que dizíamos ou perguntávamos: vamos à praia de areia preta ? ... Era a pequena praia em Ondina , onde houve aquela invasão desmantelada por Antônio Carlos Magalhães e hoje está liberada oferecendo um belo visual marinho , claro que parcial, . Ainda ontem, dia 23 de julho de 2014, passei por lá e me lembrei dela , por ter visto uma pequena quantidade de areia preta ( filetes ), fato que nem sempre ocorre , mas ainda acontece naquela parte da Orla e em toda a praia de Ondina , Quem não conhece o fato, não dá importância àqueles filetes de areia preta que aparecem de tanto em tanto, por não cohecer a hstória da praia. Pode até nem perceber. .Na minha infância, andei muito por lá porque " Ondina era uma das mihas praias..." aqui no Rio Verelho.

    ResponderExcluir
  2. Jorginho, apreciei , por demais , a sua postagem sobre a avenida Oceânica Farol/Rio Vermelho. No entanto,, não consegui ler o texto publicado pela revista. Poderia mandá-lo para mim via mail ? Se possível , use o endereço " Sarnelli@terra.com.br " - Muito obrigado e boa noite.

    ResponderExcluir